Aerodromo

13 de setembro de 2019

Prefeito Dilmar Túrmina, juntamente com o Diretor da Foz do Chopim Energética, Sergio Cequinel, e o Prefeito Raul Izoton, de Dois Vizinhos realizam a entrega da proposta de reativação do Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu ao Governo do Estado.

Na manhã desta sexta-feira 13, o município de Cruzeiro do Iguaçu deu um importante passo para que o aeródromo que fica situado no município não vá a leilão e passe a ser administrado através do Consorcio PROCAXIAS. O Prefeito Dilmar, juntamente com o Diretor da Foz do Chopim Energética, Sérgio Luiz Cequinel Filho, e o Prefeito de Dois Vizinhos, Raul Izoton, realizam a entrega da proposta de reativação do aeródromo ao Chefe de Gabinete da Secretaria de Administração Pública, Sr. José Chede, ao Secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDU) João Carlos Ortega, e ao Presidente do Paraná Desenvolvimento (coordenação do Programa Voe Paraná) Sr José Eduardo Bekin. Os protocolos contaram ainda com a presença do Sr. Lineu Edison Tomass
Assessor de Relações Institucionais do Paranacidade.

No inicio desta semana prefeitos e empresários do Sudoeste e Oeste se reuniram no Hotel da Foz do Chopim Energética em Cruzeiro do Iguaçu, para firmarem um acordo através de consórcio, para tentar viabilizar junto ao governo do Estado o compromisso de operar o aeródromo. O Consorcio que administraria o aeroporto seria o Procaxias que há anos é referencia e modelo de gestão e desenvolvimento entre as cidades que fazem parte. Caso o projeto seja aceito, ficou definido através de seu atual presidente Claudiomir Quadri, prefeito de Capitão Leônidas Marques, que o prazo de duração do consórcio será por tempo indeterminado, e as obrigações e responsabilidades assumidas pelo consórcio são em desempenhar todas as atividades necessárias para operar e fazer a manutenção do aeródromo, a forma de administração do consórcio será de direito público e de natureza autárquica e será mantido com recursos por meio de parcerias públicas privadas (PPP) de acordo com os estudos de viabilidade técnica que deverão ser feitos, e também com possibilidades de firmar convênios e contratos com a iniciativa privada.

Em Curitiba, Túrmina destaca aos representantes do Governo que essa é a terceira mobilização em prol da reabertura, onde o projeto intitulado "Movimento do Bem" conta com o apoio formal de 17 prefeitos, mais de 300 empresários de diversas regiões, e também da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) que recolheu aproximadamente 130 assinaturas. O documento deve ser analisado pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior. A intenção é que o aeródromo de Cruzeiro do Iguaçu permaneça nas mãos do povo do Sudoeste e desta forma poder proporcionar desenvolvimento e prosperidade para a nossa gente.

FonteAssessoria