07 de novembro de 2018

67 alunos se formam pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência ás Drogas)  em Cruzeiro do Iguaçu

O evento aconteceu na última terça-feira, 30, no Centro Cultural Daniel Túrmina Junior onde os alunos pronunciaram seu juramento de ficarem longe das drogas.

A 2ª Compania da Policia Militar do Paraná de Dois Vizinhos em parceria com a administração municipal através da Secretaria de Educação, realizou um grandioso evento para comemorar a formatura dos 5º anos da rede Municipal de Ensino.

A frente do Projeto em Cruzeiro do Iguaçu a soldado Vânia Krause, instrutora do Proerd, foi muito aplaudida pelos alunos, numa demonstração de carinho e reconhecimento pelo trabalho. “O Proerd é um programa promovido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu e com o apoio do Sicoob Vale do Iguaçu e outras instituições, me sinto honrada e muito orgulhosa desses formandos, temos como objetivo deste Programa repassar às crianças, adolescentes e responsáveis orientações e noções de cidadania, visando à prevenção e à redução do uso de drogas e da violência entre crianças e adolescentes e aqui em Cruzeiro do Iguaçu cumprimos essa primeira etapa com sucesso” destacou a Soldado.

A secretária de Educação Margarete C. Viganó, destacou a importância da continuidade do projeto, que foi retomado no município no ano de 2017. “Dar continuidade a esse projeto é de fundamental importância pois ele trabalha , o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes, o trabalho foi realizado com as três turmas de 5º ano das três escolas municipais, o que atingiu 67 alunos no período de um trimestre letivo, tendo uma aula ministrada por semana pela Soldado Vania Kraus, que magnificamente orientou e instruiu nossas crianças e adolescentes na importância de se manter longe das drogas e mostrou que podem confiar nos adultos e dessa forma desenvolver uma atitude positiva em relação ás autoridades e aprenderem a respeitar a leis, gostaria de agradecer todo o apoio da administração municipal na continuidade do projeto e a todos os envolvidos e preocupados em dar suporte para o bom desenvolvimento de nosso futuro”, destacou a secretária.

“A continuidade desse Projeto é de suma importância como disse nosso Prefeito Dilmar Túrmina na retomada do programa “ O PROERD é o Programa! O PROERD é a solução”, destacou a vice prefeita Lurdes Bertoldo. “ O mesmo vem mostrar de forma clara, precisa e criativa todos os pontos negativos e as conseqüências do uso indevido de drogas. “Mas, principalmente, vem mostrar que as crianças e adolescentes precisam fazer a escolha certa e seguir o caminho do bem, dizendo NÂO às drogas”. Com estas palavras a vice prefeita Lurdes Bertoldo  destacou que o PROERD tem se revelado uma excelente ferramenta de prevenção, sendo considerado pelo Governo Federal o melhor e mais eficaz Programa de Prevenção às Drogas, existente no país, o que deixa o município orgulhoso de poder contribuir para prevenir o uso de drogas nas escolas, moldando o caráter do jovem e tornando-o mais responsável e capaz de tomar decisões por si mesmo, além de auxiliar na formação do futuro cidadão de bem.

Durante a cerimônia em parceria com o SICOOB de Cruzeiro do Iguaçu foi sorteador três poupanças para as três melhores redações a respeito do PROERD e entre todas as turmas uma bicicleta foi sorteada para um dos formandos. (A bicicleta foi adquirida pela administração municipal como forma de incentivar e parabenizar os alunos)

Ganhadora da bicicleta foi: SANDRA APARECIDA RODRIGUES, aluna da Escola Municipal Foz do Chopim

Os ganhadores da poupança do siccob foram os alunos:

Geizieli Ribeiro da Silva da Escola Municipal Foz do Chopim

Ana Julia Schorner da Escola Monsenhor Eduardo Rodrigues Machado