Início

Aspectos Culturais


O principal evento do município é a Romaria de Nossa Senhora da Saúde, comemorada no mês de novembro, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, localizado a 600 metros da cidade de Cruzeiro do Iguaçu, tendo como fundador Monsenhor Eduardo Rodrigues Machado. A primeira Romaria aconteceu no dia 24 de novembro de 1991. Neste mesmo dia, as capelas do município fixaram 14 cruzes no decorrer da subida do Monte Calvário, criando assim a Via-Sacra.

Os outros eventos são a Festa de Aniversário do município, comemorada no dia 26 de abril; o Festival do Entre Rios da Canção, que é realizado a cada dois anos; a Festa do Peixe; a Corrida Ciclística; as tradicionais Festas Juninas; as Festas Religiosas como a festa da Padroeira da Matriz, Nossa Senhora de Fátima; a tradicional Festa do Motorista, realizada no Distrito de Foz do Chopim, em comemoração ao seu Padroeiro, que é São Cristóvão. Também fazem parte dos eventos tradicionais, os Jogos da Semana da Pátria e o tradicional Rodeio, que acontece todos os anos no CTG Sinuelo do Iguaçu.

Para a realização desses eventos são utilizados espaços físicos como o Centro Comunitário Pastoral, Dom Agustinho José Sartori, da Igreja Matriz Católica, o Clube da Associação Cruzeirense, o Ginásio de Esportes e o Centro de Eventos localizado na Prainha Artificial, no Distrito de Foz do Chopim.

Desenvolvido por
PB Agência Web